Total de visualização de dicas!!!

domingo, 15 de maio de 2011

PURÊ DE INHAME COM MOELA

Pessoal,
agora quando eu postar uma nova receita,  vou colocar a origem ou história de um ingrediente, a sugestão desta vez foi o Inhame,  que abaixo descrevo:

Embora não se sabe de que país se originou o inhame, esta é uma das mais antigas plantas alimentares conhecidas. Elas têm sido cultivadas desde 50.000 AC na África e na Ásia. Além destes continentes, o inhame também atualmente cultivado nas regiões tropicais e subtropicais da América do Norte e do Sul.
O Inhame é um dos alimentos mais populares e amplamente consumidos no mundo. Eles desempenham um papel básico na dieta de muitos países, nomeadamente os da América do Sul, África, Ilhas do Pacífico, e Índias Ocidentais.
A maior parte da produção de inhame no Brasil concentra-se na região Sudeste, com destaque para o Estado do Espírito Santo, que é o principal produtor do país.

Valor Nutricional:
O inhame tem um elevado valor calórico, sendo rico em proteínas e em elementos tais como o fósforo e o potássio, tendo na estrutura alimentar das regiões tropicais a mesma posição que a batata ocupa nas regiões temperadas.

Fonte  de pesquisa: google

Ingredientes

3KG de Inhame
1,5 Kg de Moela de Frango
2 Cebolas  Grandes
2 Tomates
6 Dentes de Alho
1 Pote de Creme de Leite
1 Pacote de Queijo Ralado
1 Maço de Cebolinha
1 Vidro de Tomate Pelato Peneirado
Sal e Pimenta a Gosto
Modo de Preparo

Molho de Moela
Descasque todo inhame, e deixe de molho na água fria. Corte em cubos o tomate e a cebola, lamine o alho. Corte a moela em dois ou três pedaços.
Em uma panela colque o inhame para cozinhar, por mais ou menos meia hora. Enquanto isso, em uma panela de pressão, colque para fritar a moela, o alho e a cebola, por 20 minutos. Após isso coloque o tomate e acrescente o sal e a pimeta, quando ficar uma pasta colque o molho de tomate pelato peneirado e a cebolinha picada, feche a panela de pressão e quando levantar a pressão deixe ferver por 20 minutos e após isso deixe descansar.

Purê de Inhame

Amasse o inhame com um amassador, no meu caso acabei quabrando o meu heheheheh!!! isso faz parte quando estamos preparando um prato tão saboroso.
Coloque o inhame amassado com o creme de leite (use a panela que cozinhou o inhame), o pacote de queijo ralado, cebolinha, noz moscada, haja braço!!! O tempo para ele ficar em ponto de liga e de cozimento de 30 minutos.

Sirva acompanhado de salada de folhas verdes, rúcula é o ideal, e vinho tinto.
O tempo de preparo total do prato ficou em duas horas e meia pilotando o fogão.
Sugiro servir o purê com qualquer molho de carne. Outra dica com o purê: "Escondidinho de alguma carne", pois você prepara os potinhos e leva ao forno no momento de servir. Idéia que surgiu da sobra do meu purê...

E como sempre falo... "Bona Apetite".

Bom domingo a toos abs, bjs e SAV.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal assim que for avaliado seu comentário o mesmo será publicado.
Abs, Bjs e SAV!!
Rodrigão